18 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

18 de maio é o Dia Internacional dos Museus, a data é comemorada desde 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e tem como objetivo reforçar os laços dos museus com a sociedade.

Você sabia que em Sabará o Museu do Ouro, criado em 1945 está instalado no prédio da Casa da Real Intendência e Fundição do Ouro de Sabará e foi criado pelo Presidente Getúlio Vargas?

A Casa da Real Intendência do Ouro de Sabará era uma das mais importantes da região devido à sua área de abrangência e volume de produção de ouro. A casa funcionou de forma autônoma, até 1750, quando uma nova reestruturação administrativa recriou as antigas casas de fundição.

No dia 23 de abril de 1945, o então Presidente da República Getúlio Vargas, por intermédio de um decreto, criou o Museu do Ouro e sua inauguração foi realizada no dia 16 de maio de 1946.

No decorrer dos anos o museu esteve sob a administração de diversos órgãos federais ligados ao patrimônio histórico e artístico e desde 2009 o mesmo encontra-se sob a gestão do Instituto Brasileiro de Museus –IBRAM, autarquia federal ligada ao Ministério da Cidadania.

CURIOSIDADE:

A Casa Borba Gato que é uma construção de meados do século XVIII, localizada na antiga “Rua da Cadeia” ao comemorar o bicentenário da elevação de Sabará a Vila em 1911, foi batizada pela Câmara Municipal e passou a ser chamado como Casa Borba Gato em homenagem ao bandeirante paulista Borba Gato, descobridor das minas do Rio das Velhas.

O prédio foi incorporado ao Museu do Ouro no ano de 1992, se tornando o Centro de Memória do Museu, reunindo documentos históricos dos séculos XVIII e XIX relativos à antiga Comarca do Rio das Velhas.

Atualmente a Casa Borba Gato abriga o arquivo histórico e institucional do Museu do Ouro, assim como sua biblioteca.

#camaradesabara diainternacionaldosmuseus #museudoouro #casaborbagato #sabara #memorias #mg